ARTE E EDUCAÇÃO


A leitura está presente em nosso dia-a-dia a partir de diferentes representações simbólicas, seja a tela de um artista, uma melodia, um jogo, um gráfico, um texto literário, entre outros.  É possível ler o som, o toque, o sabor e, assim, conseguir enxergar o avesso das coisas, o inverso do que é determinado, ir além do óbvio, ampliar o vocabulário, a percepção, a imaginação, com maior criatividade e criticidade. A respeito disto, analise o gráfico a seguir: 

Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

 

A porcentagem da população leitora e da população não leitora em relação a porcentagem da população analfabeta, representada no gráfico acima, envidencia:


Com 82%, o Chile tem a maior proporção de leitores, seguido pelo Brasil e pelo México que contam com 78% e a Colômbia com 77%.


Registro de maior taxa de analfabetismo pela Colômbia com 4%, seguido pelo Brasil com 8%, México com 3% e o Chile com 1%.


Diferenças significativas entre os países em relação a porcentagem da população leitora.


Tendência a menor porcentagem da população não leitora e maior porcentagem da população analfabeta.


Tendência a menor porcentagem da população leitora e maior porcentagem da população não leitora.

“[...] artes visuais como o próprio nome diz, está relacionada ao sentido da visão, tendo a visualidade como sua principal forma de apreciação” (FERREIRA, 2016, p. 3).

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

Ao desenvolver propostas de atividades ligadas as artes visuais com crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores precisam ter alguns conhecimentos teóricos, específicos ao conteúdo de Arte Visuais.

 

PORQUE

 

Embora o contexto de artes visuais esteja presente no cotidiano, ela enquanto conteúdo escolar precisa ser estudada e compreendida para que o professor possa ter coerência com o conteúdo que vai ministrar e segurança ao aguçar, em seus alunos, alguns questionamentos.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Tomando como referência o que foi estudado no capítulo III “A proposta de arte no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais”, bem como seus estudos nesta disciplina, é CORRETO afirmar que:

I- (    ) A Arte na escola tem como função primordial o estudo dos artistas e suas obras.

II- (    ) A Arte na escola tem como uma das funções possibilitar que a criança expresse sua vida interior.

III- (    ) A Arte na escola deve ter como função formar o artista.

IV- (    ) A  Arte na escola precisa provocar o prazer.

V-  (    ) A Arte na escola deve possibilitar que a criança valorize as suas próprias produções e as do meio onde vive.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II, IV e V apenas.


II e V apenas.


II, III e V apenas.


III e IV apenas.


I, II e IV apenas.

Música é arte e está ligada à emoção, ao prazer, aos sentimentos. Mas a música também gera conhecimentos. Quanto mais for ampliada a “paisagem sonora” que envolve a criança, mais conhecimentos sobre música e mais capacidade de escuta musical ela terá. Analise as afirmativas que defendem essa posição.

A - As propostas musicais na escola devem ter finalidades didáticas, como por exemplo: ensinar a criança a ser obediente, atenta aos comandos do professor, calada nas aulas para que seja capaz de prestar atenção ao que o professor está ensinando.

B - As propostas musicais da escola  devem colocar a criança em contato com a história dessa arte que o homem vem construindo através dos séculos, a partir do que ela já sabe sobre música, a partir das suas vivências.

C - Se a música está ligada à emoção, ao prazer, não é prioridade da educação escolar, pois a criança vai à escola para aprender os conteúdos como matemática, português, história, geografia, ciências.

D - É importante o trabalho com a música, na escola, para que a criança tenha a oportunidade de ampliar o seu gosto musical e a sua capacidade de apreciar música de diferentes tipos.

E - A música é um meio de comunicação e expressão que foi produzido e construído historicamente e faz parte da vida da criança desde o seu nascimento. Portanto, deve fazer parte das atividades da escola.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



A – B – D


B – C – E


A – D - E


A – B - C


B - D – E

Leia com atenção a citação de Ana Angélica: “A criança pequena desenha pelo prazer do gesto, pelo prazer de produzir uma marca. É um jogo de exercício que a criança repete muitas vezes para certificar-se do seu domínio sobre aquele movimento” (2002, p.28).

Agora analise as afirmativas abaixo, conforme o estudo sobre as fases do desenho infantil:

I- Faz parte das fases do desenho infantil: Fase das garatujas (Garatujas desordenadas, Garatujas controladas), Fase pré-esquemática e Fase Esquemática.

II-  Na fase das Garatujas desordenadas é importante que o adulto ofereça oportunidades de garatujar e não busque formas e significados nas garatujas, nem queira que a criança copie algum desenho.

III- Transição para a inteligência representativa-simbólica: a criança começa a ser capaz de se expressar de forma simbólica, diz respeito a fase do desenho Garatujas controladas.

IV- Faz parte das fases do desenho infantil: Garatujas desordenadas, Garatujas controladas, Fase simbólica e Fase representativa.

V- O desenho é a primeira escrita da criança, antes de aprender a escrever a criança utiliza o desenho para expressar sua marca, falar seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas.

 

Estão corretas as afirmativas:



II, III e IV apenas.


I, III e V apenas.


I, II, III e V apenas.


III, IV e V apenas.


I, II, III e IV apenas.

Ao trabalhar com as Artes visuais na educação infantil o professor precisa ter conhecimento da área, das etapas do desenvolvimento infantil, de como realizar um planejamento e como avaliar o processo de desenvolvimento da criança. A partir daí, saber planejar momentos prazerosos e de desenvolvimento da aprendizagem respeitando as particularidades de cada faixa etária da criança e seu nível de desenvolvimento. De acordo com esse estudo, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)

(  ) “No processo de aprendizagem em Artes Visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa” (RCNEI, 1998, p.91).

(    ) O trabalho com as Artes visuais na educação infantil não tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que isso aconteça no decorrer da sua vida.

(    ) Na educação infantil o professor deve desenvolver atividades artísticas exclusivamente com o desenho, por ser a única forma da criança se comunicar nesta idade.

(    ) O professor, ao oportunizar o contato com materiais, técnicas e objetos de arte e realizar a mediação entre o que a criança sabe e o que ainda pode aprender, contribui para as experiências de aprendizagem artística do aluno.

(    ) A educação em Artes visuais visa formar “crianças sensíveis ao mundo e conhecedoras da linguagem da arte” (RCNEI, 1998, p.91).

(   ) O fazer artístico para as crianças de 4 a 6 anos tem como conteúdo a criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V, V, F, V, V, V.


F, V, F, V, F, V.


V, V, F, V, F, F.


F, V, V, F, F, V.


F, V, F, V, V, V.

Na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (PCN Artes, 1997, p. 19).

Considerando a citação acima apresentada pelo PCN Artes 1997, analise o seguinte enunciado.

 

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. Desenvolver atividades nesta área favorece o desenvolvimento dos alunos.

PORQUE

Desenvolve a sensibilidade, a percepção e a imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

As propriedades do som são: altura, intensidade e timbre. Em relação a essas propriedades, que podemos utilizar em muitos jogos musicais, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

A - A altura refere-se à forma como escutamos a música: com o som muito alto ou mais baixo.

B - O timbre refere-se à qualidade da fonte sonora que nos permite identificar, se o som é de um instrumento, de outro ou de uma voz.

C - Intensidade significa se o som é mais forte ou mais fraco.

D - Em relação ao timbre o som pode ser fininho (como o do sininho) ou mais grosso (como o do tambor).

E - Em relação à altura o som pode ser grave, médio ou agudo.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



B – C – E


A – E – D


B – D – C


C – D - E


A – B - D

O ato de dramatizar tem como fundamento a própria vida, pois o homem sempre teve a necessidade de representar para expressar suas ideias, sentimentos e conhecimentos. Assim, a criança comunica a sua visão de mundo de forma criativa, expressa emoções, pontos de vista, sonhos, apura a sua sensibilidade e desenvolve a capacidade criadora. Essa forma de expressão está presente na vida da criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento, auxiliando-a na organização de seu conhecimento e do mundo, possibilitando a interação entre ela e o ambiente em que vive.

A partir do texto acima, verifique as afirmativas que confirmam a necessidade da escola valorizar essa forma de expressão no cotidiano da sala de aula das crianças:

I. O jogo do �faz-de-conta� é importante na formação das crianças, pois é uma das formas que a criança utiliza para assimilar, tentar compreender e representar a realidade subordinando-a ao seu eu e, de forma saudável e compensar desejos e frustrações.
II. A escola pode possibilitar o desenvolvimento da linguagem dramática, mas com certo cuidado, pois o mais importante é que as crianças estudem e dominem os conteúdos sobretudo de Língua Portuguesa e Matemática em que eles demonstram mais dificuldade.
III. O jogo projetado serve para a escola ensinar, de forma lúdica, as regras que a escola precisa impor para o seu bom funcionamento e que precisam ser obedecidas por todos.
IV. As atividades de expressão cênica na escola têm uma proposta bem diferente do teatro em si: não visa produtos finais para serem apresentados a um público, mas sim que a criança desenvolva a capacidade de observação, reflexão, ação e espontaneidade.
V. Compreendendo os reais objetivos das propostas de expressão cênica na escola os professores poderão estabelecer uma relação produtiva entre a expressão cênica e os demais componentes curriculares na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II, IV e V apenas.


II, III e IV apenas.


I, II e V apenas.


I, IV e V apenas.


III e IV apenas.

JUSTINO, em seu texto “A admirável complexidade da arte”, 1995, defende que a Arte é a expressão da própria vida. Sobre este argumento é possível afirmar que:

I- Diferentemente da ciência, a arte não precisa da verdade para existir. Ela convive em harmonia com a contradição e com a fantasia. Há artistas, porém, que identificam a arte como reveladora da verdade.

II- O conceito de arte é resultado de experiências históricas diversas e varia de sociedade para sociedade, no tempo e no espaço.

III- A arte pode servir à ética, à política, à religião, à ideologia; pode se transformar em mercadoria ou meramente proporcionar prazer.

IV- O “feio”, assim como o “belo”, também pode ser arte, porém a missão do artista é criar, importando-se sempre se o que faz é belo ou feio.

V- A arte nos ensina a ver e a criar. O ser da Arte vive quando ela possibilita uma experiência de prazer. O prazer da Arte é também o prazer da reflexão.

 

Agora, assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas.


I, II, III, IV e V.


III e IV apenas.


I e IV apenas.


I, II, III e V apenas.


I, III e V apenas.

Páginas: 12345678910
1112